Padd Solutions

Converted by Falcon Hive

Apostando Pesado

O Cartoon Network decaiu quando retirou os animes do ar? Repense tudo que você sabia a partir de agora. Representado no Brasil pela Redibra Licensing Solutions, o Cartoon Network continua forte e atuante no país com seus produtos licenciados, onde fatura uma média R$ 350 milhões por ano em vendas no varejo. Segundo o site Licensing Brasil, o Cartoon Network através da ABRIN, maior feira de brinquedos da América Latina, anunciou para 2009 o licenciamento de vários produtos das séries já conhecidas Ben 10, As Meninas Superpoderosas, e CartoonZaum, que abrange as séries originais como Johnny Bravo, O Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango e Coragem, o Cão Covarde.

A grande novidade fica a cargo do anime Bakugan: Guerreiros da Batalha, que será uma das grandes apostas do canal para este ano. Dublado desde o ano passado pela Centauro, Bakugan teve transmitidos 26 dos 52 episódios pelo canal, com exibições de segunda a sexta. Visando seu grande potencial comercial, o Cartoon Network deve lançar no mercado brasileiro uma grande linha de produtos levando o nome da marca, entre eles uma série de jogos e brinquedos eletrônicos através de uma grande divulgação publicitária, com o intuito de transformar a série em uma grande febre, similar ao acontecido nos Estados Unidos.

Além de apostar suas fichas em Bakugan, o Cartoon Network deve investir pesado em Ben 10, onde já é um incontestável sucesso comercial desde jogos para celular até material escolar e brinquedos dos mais variados. Dentre os lançamentos estão previstos bonecos, patinetes, laptops, rádios, dominós, quebra-cabeças e até uma versão do clássico jogo de cartas Super Trunfo através de diversos fabricantes (Brasilflex, Buba, Bungee, Candide, DTC, Grow, Líder, Long Jump, Pais e Filhos, e Toyster). Surpreendentemente, o também anime As Meninas Superpoderosas: Geração Z não aparece na lista dos lançamentos de 2009 até o momento divulgado pelo Cartoon Network.

Mas nem tudo está perdido já que o canal relaciona o anime com o nome da série original, o que leva a crer que a marca ainda pode estourar no mercado de forma muito avassaladora (cintos, estojos de maquiagem, roupas, bonecas, etc.). Em 2009, o Cartoon Network visa ter um crescimento de 25% no setor de brinquedos que ainda não é totalmente fortalecido pela pouca variedade de produtos. Segundo Adriana de Souza, diretora de licenciamento, marca e eventos do Cartoon Network e Boomerang para o Brasil, o crescimento é considerado muito positivo em épocas de crise e que os investimentos em Ben 10, As Meninas Superpoderosas e Bakugan serão de extrema importância.